O direito internacional humanitário
Parole chiave:
Desafios, Pacificação, Direito internacional humanitárioAbstract
Resumo: O presente artigo tem como finalidade a discussão dos desafios do direito internacional humanitário que precisam ser resolvidos pela comunidade internacional em áreas como terrorismo, detenções, conduta de hostilidades, ocupação e sanções; a necessidade da promoção da paz, da moderação e da humanização durante os conflitos armados; aumentar a efetividade e o respeito ao direito internacional humanitário, como, por exemplo, educar as Forças Armadas, assim como todos os indivíduos; punir, sempre que houver necessidade, todos que não cumprirem as regras de pacificação, em especial violações contra as Convenções de Genebra e os Protocolos Adicionais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBERICO, Gentili. O Direito da Guerra. 2. ed. Ijuí: UniJuí, 2006. (Coleção Clássicos do Direito Internacional).
CAMPOS, Camila Gabriella. O surgimento e a evolução do Direito Internacional Humanitário. Brasília: 2008. 53f. Monografia Pós-Graduação. Especialização em Relações Internacionais). Universidade de Brasília, Brasília, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1080.
DEYRA, Michel. Direito Internacional Humanitário. Lisboa: Procuradoria Geral da República: Gabinete de Documentação e Direito Comparado, 2009.
FONSECA JUNIOR, Jarbas Taveira. A violação dos direitos humanos na guerra da Síria: condição dos civis em meio ao conflito. Resende: 2021.50f. Monografia. (Curso de Ciências Militares). Academia Militar das Agulhas Negras Academia Real Militar (1810). Resende, 2021.
KISSINGER, Henry. Diplomacia. Nova Iorque: Touchstone Books, 1994. p. 103-136.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Direito Público | RIDP

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.