Permissão da intimação eletrônica por meio de aplicativo de mensagens multiplataforma: estado da arte

Autori

  • Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo - IEE/USP (São Paulo, São Paulo, Brasil).

Parole chiave:

Intimações eletrônicas, Intimação por aplicativo de mensagem, Informatização do processo judicial

Abstract

Este artigo expõe o estado da arte quanto à realização de intimações eletrônicas mediante aplicativos de mensagem multiplataforma em processos judiciais. Para tanto, utilizam-se o método dedutivo cumulado com interpretação sistemática para evidenciar a recepção da intimação eletrônica por aplicativo em âmbito processual no Brasil e o método descritivo para a exposição das dinâmicas institucionais que envolvem a temática, tais quais experiências anteriores, regulamentações internas de órgãos da justiça e decisão do Conselho Nacional de Justiça e exposição de motivos em propostas legislativas sobre a temática.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra, Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo - IEE/USP (São Paulo, São Paulo, Brasil).

Mestra e doutora em Ciências Sociais por Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade
Federal do Pará (UFPA), com estágio na Universidade Paris XIII. Pesquisadora da Escola Superior de Advocacia Nacional - ESA Nacional (ESA OAB) em São Paulo e pesquisadora em nível de pós-doutorado no
IEE/USP. Advogada.

Pubblicato

2025-04-10

Come citare

MUSARRA, R. M. L. M. Permissão da intimação eletrônica por meio de aplicativo de mensagens multiplataforma: estado da arte. Revista Internacional de Direito Público | RIDP, Belo Horizonte: Fórum, v. 7, n. 12, p. 65–71, 2025. Disponível em: https://ridpdireito.com.br/index.php/ridp/article/view/993. Acesso em: 12 mag. 2025.