Direito à educação de crianças refugiadas: a necessidade de políticas educacionais no DF
Palavras-chave:
Refugiados, Políticas Públicas Educacionais, Crianças refugiadasResumo
Avalia-se no presente estudo a necessidade de políticas públicas educacionais voltadas para crianças refugiadas no Distrito Federal. Bem como, busca-se trazer um apanhado da evolução histórica e jurídica de proteção à pessoa refugiada, sua definição e uma análise breve da Lei n2 9.474/97, conhecida como estatuto dos refugiados. Ademais, procura-se analisar a importância da implantação de políticas públicas educacionais, tendo como relevância o amparo e a proteção desses meninos e meninas que se encontram em estado de vulnerabilidade a ingressarem nas escolas, para que se possa efetivar os direitos previstos no Estatuto e leis pertinentes às crianças refugiadas no âmbito do Distrito Federal e, ao fim, demostrar através de dados mundiais, o percentual de jovens e crianças que estão fora das escolas. A metodologia utilizada na elaboração do presente trabalho foi baseada nas legislações brasileiras e internacionais, além de estudos jurídicos por meio de artigos publicados em revistas especializadas, como o site das nações unidas: Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
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