Ponderação de interesses na resolução de problemas de direito público: a liberdade de manifestação de pensamento das figuras públicas em face de seu dever funcional

Autori

  • Anne Dimantas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, São Paulo, Brasil).

Parole chiave:

Teoria da ponderação, Dever funcional, Liberdade de manifestação, presidente da República

Abstract

Neste estudo, examinam-se a aplicação da teoria da ponderação proposta pelo jurista Robert Alexy no aparente conflito entre a liberdade de expressão, assegurada pelo artigo 5g da CRFB/88, e o dever funcional imposto aos agentes públicos, em especial aquele imposto ao presidente da República - conflito esse acentuado pela pandemia de Covid-19. Na teoria da ponderação, propõe-se a fórmula da ponderação, segundo a qual se devem examinar o grau de afetação e a satisfação dos princípios conflitantes, bem como seu peso abstrato e o grau de certeza que justifica a intervenção no caso concreto. Assim, buscou-se, por meio de uma abordagem analítica, observar a dinâmica entre as atribuições do cargo de chefe do Poder Executivo, que deve zelar pelo interesse público, e o direito de expressão que o ocupante do cargo possui, a fim de se concluir se é justificado, à luz da fórmula da ponderação, o cerceamento dos direitos do presidente enquanto particular.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2025-05-02

Come citare

DIMANTAS, A. Ponderação de interesses na resolução de problemas de direito público: a liberdade de manifestação de pensamento das figuras públicas em face de seu dever funcional. Revista Internacional de Direito Público | RIDP, Belo Horizonte: Fórum, v. 8, n. 15, p. 197–225, 2025. Disponível em: https://ridpdireito.com.br/index.php/ridp/article/view/1061. Acesso em: 12 mag. 2025.