Princípios constitucionais e competência regulamentar da Administração nos casos de omissão legislativa

Autores/as

  • Rafael Valle Vernaschi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

neoconstitucionalismo, teoria dos princípios, ponderação, princípios constitucionais, princípio da legalidade, omissão legislativa, competência regulamentar

Resumen

A partir dos pressupostos do neoconstitucionalismo e. especialmente, da compreensão do princípio da legalidade à luz da teoria dos princípios e do método da ponderação de aplicação do di­ reito, buscou-se demonstrar a viabilidade de se permitir à Administração a edição de normas gerais e abstratas, nos casos de ausência de lei, sempre que o resultado do sopesamento entre a omissão legislativa e os princípios constitucionais que exigem implementação pela Administração indicar uma solução vinculada, ou seja, já implícita no ordenamento. Essa possibilidade não descurou da exigência de lei em sentido formal para a imposição de deveres e atribuição de direitos, conferindo especial relevo às ponderações realizadas no exercício das funções legislativas e administrativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-27

Cómo citar

VERNASCHI, R. V. Princípios constitucionais e competência regulamentar da Administração nos casos de omissão legislativa. Revista Internacional de Direito Público | RIDP, Belo Horizonte: Fórum, v. 3, n. 5, p. 147–173, 2018. Disponível em: https://ridpdireito.com.br/index.php/ridp/article/view/1108. Acesso em: 28 jun. 2025.